quinta-feira, 7 de junho de 2012

O povo engajado: Esperança do Rio + 20

 

Ao nos aproximarmos do Rio+20, alguns especialistas engajados no movimento consideram que a melhor possibilidade do evento no que diz respeito a mudanças do atual paradigma é um fortalecimento pró mobilização da sociedade, pois na atual conjuntura há certo pessimismo por parte de organizações não governamentais e até negociadores de alto nível, que acreditam que entre outros fatores, a crise econômica mundial contribui para que acordos efetivos em prol de uma governança sustentável no planeta sejam cada vez mais protelados. Para Ricardo Abramovay, economista da USP, somente uma contundente pressão social poderia conduzir a conferencia a determinar ao menos uma nova forma de medir e avaliar o crescimento econômico, ponderando sobre os fatores nocivos à própria manutenção da vida humana. Portanto, essa é uma chamada para que preguemos a participação coletiva de forma mais incisiva, conhecendo, refletindo, debatendo e pressionando governos para que levem a sério o fato de o planeta estar sucumbindo a nosso modo de vida atual. 

 

O vídeo abaixo é uma chamada para conhecer a Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil que será realizado paralelamente à conferêcia oficial do Rio+20.



 

Link - GIRARDI, Giovana; Resultado mais forte da Rio+20 virá da sociedade civil, dizem cientistas. Site do Jornal do Estado de São Paulo, São Paulo, 21 maio 2012. Seção Notícias.

 

3 comentários:

  1. Começou a contagem regressiva para a Conferência da Rio+20,com isso cresce a mobilização da sociedade em prol de uma governança sustentável no planeta. O vídeo apresenta imagens da cidade da Rio de Janeiro; pessoas mostrando cartazes sobre a Rio+20 conscientizando a importância de tal evento.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo "Povo engajado: Esperança do Rio +20" nos revela que essas mudanças só se viabilizarão se realmente a sociedade abraçar a causa e se mobilizar em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida de todos os povos.

    ResponderExcluir
  3. Conhecer, refletir e debater coletivamente é uma ação que todos devemos tomar em parceria com os governantes para que levem a sério verdadeiramente a situação de nosso planeta, participando assim da Rio+20.

    ResponderExcluir