quinta-feira, 7 de junho de 2012

Desenvolvimento econômico Versus Desenvolvimento Sustentável

O texto em destaque traz nuances do que têm sido as rodadas de negociações dos governos sobre as pautas, propostas e possíveis resultados concretos relativos à conferência Rio + 20. Pouco se tem avançado com relação às metas a serem estipuladas para os países; alguns não terão representação relevante no círculo de negociações no Rio de Janeiro, e boa parte dessa preocupação com relação a objetivos a serem estabelecidos (inclusive do secretário-geral das nações unidas Ban Ki-moon, como o próprio deixa transparecer nos seus dizeres) se deve ao fato de que para muitos países, ao se comprometerem com metas, indicadores e parâmetros de redução da poluição, novas formas de energia, diminuição do desperdício e do consumismo exacerbado, entre outros fatores, estarão afetando negativamente seu crescimento econômico. Fato é que se por um lado, pode até ser oneroso inicialmente mudar toda uma estrutura de produção de energia de um país, por exemplo, por outro lado muitos cientistas afirmam que já estamos numa situação insustentável, ou seja, pode não haver alguém para presenciar aumento de PIBs, crescimento econômico e toda essa complexa rede de poder na qual vivemos. Precisamos sim, de mais humanidade na nossa existência atual, inclusive de nossos líderes, que são reflexo da nossa sociedade, para que possamos pensar que a manutenção da vida num tempo futuro depende das nossas sementes plantadas no hoje. Com isso, é necessário que deixemos de lado a indiferença frente aos governantes e exerçamos pressão em prol de um projeto de desenvolvimento sustentável concreto, palpável, que possa avaliar as mudanças que devem ser implantadas. É hora de se mobilizar.

 

O curto vídeo abaixo mostra pequena parte do retrato do planeta: Poluição e desigualdade em grande escala. Prossegue nos incentivando a participar da mudança desse status quo. Participe você também! Tenha atitudes sustentáveis!

  


O Vídeo abaixo faz uma projeção de uma pessoa descrevendo o planeta no ano de 2070. Não necessariamente uma ou mais perspectivas descritas irão, de fato, se concretizar. Mas serve para nos impactar diante da urgente necessidade de mudança de atitude do homem perante seu modo de vida. Ele retrata um mundo irrecuperável, no qual a escassez de água potável, a desertificação de áreas antes florestais, e a poluição extrema do ar atingiram proporções inimagináveis. Veja e reflita:






Link - Redação da Rede Atual Brasil; ONU quer que Rio+20 fixe metas para o desenvolvimento sustentável. Site Rede Atual Brasil, São Paulo, 22 maio 2012. Seção Ambiente.


Um comentário:

  1. O grupo nosso planeta esteve por aqui e adorou as publicações!
    Não adianta saber sobre a RIO+20, entender o que é sustentabilidade e não mudar nossas atitudes no meio ambiente em que vivemos.
    Isso aí! Apoiamos a atitude dos estudantes! Temos que nos unir para garantir um planeta sustentável para as gerações futuras!

    ResponderExcluir