Deixamos aqui algumas dicas de blogs que visitamos (comentamos) e encontramos conteúdo interessante:
Grupo de estudantes de pedagogia da Faculdade A Vez do Mestre que busca contribuir nos diálogos e propostas que deverão ser tratadas na próxima Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro no mês de junho de 2012. Pretendemos também refletir sobre o modo de vida que o cidadão deste milênio deve adotar para tornar viável um mundo sustentável.
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Pensando sustentabilidade e integração
Vídeo criado pelo SEBRAE, que torna
didática a questão da necessidade de entender um trio de fatores para pensarmos
com integração a sustentabilidade: Gente, meio ambiente e economia. É tempo de
estipular metas delineadas com clareza para o enfrentamento dos problemas do
planeta. O Rio+20 é um espaço aberto para o diálogo pelo governo brasileiro com
o apoio das Nações Unidas, com a finalidade de buscar soluções, organizando e
possibilitando criação de conhecimentos na construção de uma consciência
ambiental. A globalização da preservação do meio ambiente, ultrapassando
fronteiras, trilhando novo caminho, de comprometimento e com responsabilidade
visa esse resgate do nosso mundo. Combater a pobreza mediante uma economia
baseada numa proposta de desenvolvimento sustentável é fundamental. Incluir
padrões para o uso dos recursos naturais nas empresas com ações inovadoras na
preservação do meio ambiente é necessário. Além disso, satisfazer a demanda dos
alimentos e melhor saúde para todos, energia sustentável, preservar à água, são
os desafios que se perpassam diante de nós.
.
O povo engajado: Esperança do Rio + 20
Ao nos aproximarmos do Rio+20, alguns especialistas engajados no movimento consideram que a melhor possibilidade do evento no que diz respeito a mudanças do atual paradigma é um fortalecimento pró mobilização da sociedade, pois na atual conjuntura há certo pessimismo por parte de organizações não governamentais e até negociadores de alto nível, que acreditam que entre outros fatores, a crise econômica mundial contribui para que acordos efetivos em prol de uma governança sustentável no planeta sejam cada vez mais protelados. Para Ricardo Abramovay, economista da USP, somente uma contundente pressão social poderia conduzir a conferencia a determinar ao menos uma nova forma de medir e avaliar o crescimento econômico, ponderando sobre os fatores nocivos à própria manutenção da vida humana. Portanto, essa é uma chamada para que preguemos a participação coletiva de forma mais incisiva, conhecendo, refletindo, debatendo e pressionando governos para que levem a sério o fato de o planeta estar sucumbindo a nosso modo de vida atual.
O vídeo abaixo é uma chamada para conhecer a Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil que será realizado paralelamente à conferêcia oficial do Rio+20.
Link - GIRARDI, Giovana; Resultado mais forte da Rio+20 virá da sociedade civil, dizem cientistas. Site do Jornal do Estado de São Paulo, São Paulo, 21 maio 2012. Seção Notícias.
Desenvolvimento econômico Versus Desenvolvimento Sustentável
O texto em destaque traz nuances do que têm sido as rodadas de negociações dos governos sobre as pautas, propostas e possíveis resultados concretos relativos à conferência Rio + 20. Pouco se tem avançado com relação às metas a serem estipuladas para os países; alguns não terão representação relevante no círculo de negociações no Rio de Janeiro, e boa parte dessa preocupação com relação a objetivos a serem estabelecidos (inclusive do secretário-geral das nações unidas Ban Ki-moon, como o próprio deixa transparecer nos seus dizeres) se deve ao fato de que para muitos países, ao se comprometerem com metas, indicadores e parâmetros de redução da poluição, novas formas de energia, diminuição do desperdício e do consumismo exacerbado, entre outros fatores, estarão afetando negativamente seu crescimento econômico. Fato é que se por um lado, pode até ser oneroso inicialmente mudar toda uma estrutura de produção de energia de um país, por exemplo, por outro lado muitos cientistas afirmam que já estamos numa situação insustentável, ou seja, pode não haver alguém para presenciar aumento de PIBs, crescimento econômico e toda essa complexa rede de poder na qual vivemos. Precisamos sim, de mais humanidade na nossa existência atual, inclusive de nossos líderes, que são reflexo da nossa sociedade, para que possamos pensar que a manutenção da vida num tempo futuro depende das nossas sementes plantadas no hoje. Com isso, é necessário que deixemos de lado a indiferença frente aos governantes e exerçamos pressão em prol de um projeto de desenvolvimento sustentável concreto, palpável, que possa avaliar as mudanças que devem ser implantadas. É hora de se mobilizar.
O curto vídeo abaixo mostra pequena parte do retrato do planeta: Poluição e desigualdade em grande escala. Prossegue nos incentivando a participar da mudança desse status quo. Participe você também! Tenha atitudes sustentáveis!
O Vídeo abaixo faz uma projeção de uma pessoa descrevendo o planeta no ano de 2070. Não necessariamente uma ou mais perspectivas descritas irão, de fato, se concretizar. Mas serve para nos impactar diante da urgente necessidade de mudança de atitude do homem perante seu modo de vida. Ele retrata um mundo irrecuperável, no qual a escassez de água potável, a desertificação de áreas antes florestais, e a poluição extrema do ar atingiram proporções inimagináveis. Veja e reflita:
Link - Redação da Rede Atual Brasil; ONU quer que Rio+20
fixe metas para o desenvolvimento sustentável. Site Rede Atual Brasil, São
Paulo, 22 maio 2012. Seção Ambiente.
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Soluções para mobilidade urbana: Transporte sustentável
A
demanda cada vez mais acentuada por novas idéias que auxiliem na mobilidade das
grandes e populosas cidades será a pauta no fórum 'Megacidades - Transporte,
Energia e Desenvolvimento Urbano', que será realizado na Barra da Tijuca, Rio
de Janeiro, nos dias 14 e 15 de junho, no Rio + 20. Autoridades e empresários
do Brasil e exterior debaterão e trocarão experiências sobre temas de interesse
social que envolvem a sustentabilidade, como por exemplo, energia e mobilidade,
inovações para as cidades do futuro, exemplos de projetos bem-sucedidos
nacionais e internacionais e sistemas integrados de transporte. O evento está
acessível para a sociedade civil, e uma de suas finalidades é projetar novos caminhos
para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos dos grandes conglomerados
urbanos, minimizando a emissão de poluição nos meios de transporte,
contribuindo com soluções sustentáveis de mobilidade.
Segue abaixo vídeo que nos mostra a dinâmica dos
transportes nos grandes conglomerados urbanos e seus efeitos nocivos à população,
ressaltando a necessidade de adotarmos modos sustentáveis de transitar,
exemplificando o caso de Londres:
Link - Redação do Jornal do Brasil; Rio+20 terá debate
sobre futuro do transporte sustentável. Portal eletrônico Jornal do Brasil, Rio
de Janeiro, 01 jun. 2012. Seção Ambiental.
Exemplo de participação que faz a diferença: Cooperativa para tratar de lixo eletrônico
Trata-se da primeira cooperativa de catadores e recicladores direcionada à coleta e reaproveitamento do dito lixo eletrônico (e-lixo) no Rio de Janeiro, desenvolvida pela ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), da Coppe-UFRJ. O projeto, a ser inaugurado na conferência Rio + 20, pretende alcançar todo o estado, e articular diversos segmentos da sociedade: Setor empresarial, acadêmicos e sociedade como um todo, além de gerar emprego e renda para os participantes. Este é um belo exemplo de pesquisa e mobilização que contribui com a saúde do planeta. Que seja a primeira de muitas cooperativas instaladas no Rio de Janeiro, e que possamos a cada dia também nos reciclarmos, buscando novas idéias que cooperem com a melhoria da qualidade de vida da população geral.
Assista ao vídeo relacionado ao tema:
Link - Redação do Jornal do Brasil; Rio terá a primeira cooperativa para tratamento do e-lixo no Rio+20. Portal Eletrônico Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 maio 2012. Seção Ambiental.
Assinar:
Postagens (Atom)