domingo, 11 de março de 2012

Apresentação

Estamos iniciando nossa participação nesse projeto com a perspectiva de dialogarmos, refletirmos e posteriormente adotarmos novas posturas frente aos desafios que se apresentam diante de uma sociedade global que necessita com urgência repensar e renovar seu modo de existência nesse novo milénio, caso deseje de fato colaborar para a manutenção das várias formas de vida no planeta. Todos nós temos ouvido ecoar a palavra sustentabilidade em todas as mídias de comunicação, e mesmo que de forma simples estamos aprendendo que da forma como temos conduzido as coisas,  não iremos muito longe se assim permanecermos, pois ao mesmo tempo que esgotamos recursos com excessiva produção e poluição para uma sociedade consumista, não conseguimos erradicar problemas e desigualdades sociais que se perpetuam há tempos.  
Esse canal de comunicação tem o propósito de ampliar as discussões em torno das novas possibilidades que poderão ser geradas a partir desse ano, tendo em vista que o mundo inteiro estará voltado para as questões cruciais do desenvolvimento do planeta, já que no mês de junho representantes dos governos de mais de 100 países estarão tratando do tema por intermédio de uma conferência mediada pela ONU, aqui no Rio de Janeiro. Simultaneamente, a sociedade civil de diversos países estará reunida também na mesma cidade, e através de uma gama de propostas e eventos chamará atenção para as questões relativas à viabilização de um mundo sustentável para todos. Essa organização foi batizada com o nome "Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental", e estará proporcionando uma chamada "tempestade de idéias (brainstorm)" que procura tanto contribuir como de certa forma exercer pressão sobre a reunião oficial entre governos, bem como conscientizar o mundo para a real necessidade de adotarmos uma nova atitude frente as circunstâncias que evidenciam que precisamos pensar em um mundo viável.
Espera-se que o resultado de todos os debates e propostas venha possibilitar um avanço com relação a reuniões anteriores promovidas pelas nações unidas, seja no âmbito macro governamental, assim como em micro ações, pequenas atitudes de cada um que podem contribuir para a mudança do mundo. Certamente para que obtenhamos êxito é importante a participação de cada um nessa luta, que é de todos.






Detalhes do Grupo (Curso de Pedagogia):
Nome: Super Pop
Integrantes:
BRUNO GONÇALVES DE MELLO;
GLORIA HELENA MONTEIRO COSTA;
JULIANA DE QUEIROZ SILVA ARAUJO;
ROSANE PESSOA VICTORIANO DE GOUVÊA;
SANDRA MARIA FREITAS CARDOSO.